Já ouvi tantas...
De tantas pessoas diferentes...
Essa semana vi no orkut de uma amiga uma frase do tipo:
"Como seria bom se todos soubessem amar como sabem fingir"
Nossa na hora me vieram vários pensamentos, situações e lembranças em mente e se encaixavam na perfeição com a frase.
Fiquei imaginando como seria se parassemos de fazer promessas que não podemos cumprir, seja para agradar ou por fingir mesmo, para parecer convincente em relação ao momento. Quem sou eu pra julgar alguém... mais seria tão bom se as máscaras fossem deixadas de lado, deixassemos de desiludir os outros e fossemos mais sinceros com nossos próprios sentimentos. Até pq todos sabem mais poucos acreditam que quando vc mente para alguém vc está mentindo pra si mesmo.
Já citava Luigi Pirandello que "O homem está sempre disposto a negar aquilo que não compreende". O ser humano por orgulho ou sei lá o que fala além do que deve e age além da razão, a maioria deles creio que deixaram de raciocinar, penso isso por inumeros motivos. Falamos demais e agimos de menos, falta atitude, no mundo parece ser bem mais fácil falar do que fazer... parei de prometer o que não posso cumprir pq sei como é ruim estar do outro lado, acreditar veemente em uma pessoa e se desiludir logo depois, querendo ou não criamos expectativa em torno de tudo, desde um passeio normal no domingo com a família até uma noite na balada com os amigos, nos tornamos dependentes das promessas e das pessoas que as fazem, parece necessário ouvir a pessoa dizer que te ama mesmo que ela pense em acabar o relacionamento dias depois, e para agradar ela usa a frase mágica que te fará feliz; escutar aquele te ligo amanhã do carinha da balada que vc ficou afim e deu o número de telefone mesmo sabendo que ele não vai ligar tão cedo, ou esperar aquele cara que vc gosta e ele sabe disso mais sempre te deu o bolo, mesmo assim vc faz aquele ritual de beleza para estar perfeita... mais ele não vem.
As pessoas são tão previsíveis, e mesmo assim continuamos nos surpreendendo, pq acreditamos em suas mentiras seja para inflar o ego ou para adiar o sofrimento. Aceitamos até as promessas quebradas, aquelas que as pessoas fazem, não cumprem e depois prometem novamente...
Temos o que merecemos, pois esperamos que tudo seja eterno e só nos venham momentos felizes, quebramos a cara pq tudo acaba e a vida é uma montanha russa; ocila entre a tristeza e a felicidade, e por mais que tenhamos muitos momentos felizes freqüentemente nos recordamos dos momentos tristes, mágoas e decepções.
Nos maltratamos muito em vão... nos lembramos sempre do que nos foi feito de ruim e esquecemos o que nos fizeram de bom. Ressaltamos os defeitos dos outros sem olhar para nós mesmos e esquecemos de todas as qualidades das pessoas, damos mais valor as pessoas da rua do que as de dentro de casa nos afastando da família para viver mais com os amigos que a maioria das vezes nem são tão "amigos" assim.
É como um relacionamento, prometemos inúmeras coisas desnecessárias, e acreditamos em tudo, nos esforçamos muito pelo parceiro, choramos, sofremos, apoiamos, fazemos o que está ao nosso alcance para que a pessoa que amamos seja feliz ao nosso lado até que um dia ela decide que não quer mais a relação.
Daí nos lamentamos muito já que fizemos de tudo pelo outro, sofremos, choramos mais um pouco mais dessa vez sozinhas querendo a companhia e apoio da pessoa amada novamente, mais isso não acontece, tentamos um contato, um pequena conversa que seja mais nada resulta, até que perdemos o amor próprio por nos sentir amarguradas com a situação pois não estamos habituadas a ficar "sozinhas", a verdade é que a maioria das pessoas não sabe amar, sufocamos e somos sufocados sem ao menos perceber, e quando achamos que estamos mal vem algo pior e nos magoa ainda mais pq perdemos o controle da situação, o rumo da própria vida. Tudo se torna cinza, perdemos aquele sorriso sincero, aquela espontaneidade, e magoamos pq nos sentimos magoados.
Cada situação que descrevi acima vivi e sei como é, mais o importante é tirar uma lição de cada uma delas e seguir em frente, cada vez que tropeço em uma mentira me levanto e sigo em frente com outros olhos para perceber a verdade.
Penso comigo será que podemos prometer tudo isso????
O único pecado é que não acredito mais nas pessoas como há um tempo atrás.
Mais foi a rotação do mundo que me fez assim, as voltas que ele dá!!!!
(by Kely)
Nenhum comentário:
Postar um comentário